Vamos admitir. A Geografia não é algo que as pessoas pensam a toda hora. De fato, é mais provável que a Geografia tenha pouco a ver com suas vidas cotidianas. Todavia, se nós olharmos próximo a nós, podemos logo ver como a Geografia certamente tem um impacto em nossas vidas. Diariamente a mídia nos bombardeia com imagens sobre a Geografia diversa em nosso planeta: inundações em Bangladesh, famintos da África, terremotos no Japão, a queda da antiga União Soviética, o terrorismo no Oriente Médio, a morte de Yasser Arafat, o líder dos palestinos, e o desmatamento na Amazônia. Tudo isto gira em torno da Geografia. Há outros eventos geográficos importantes que estão acontecendo em torno de nós, queira saibamos ou não. Nós vemos isto no crescimento contínuo da população e na deterioração do ambiente. O ar que respiramos e na água que bebemos são freqüentemente poluídas, os danos da chuva ácida em muitas florestas por todo o mundo, a camada de ozônio que está desaparecendo, os problemas da eliminação de resíduos estão fora de controle, as doenças que aumentam, e muito mais.
Estes eventos têm conseqüências tremendas não somente no que diz respeito ao mundo como nossa nação reage, via política e economia, mas como nós reagimos pessoalmente e principalmente como altera nossas vidas de uma forma ou de outra. Em um mundo encolhido pela tecnologia, o qual nos permite comunicar com qualquer um em qualquer lugar e de viajar para lá em questão de horas, o conhecimento dos diferentes povos e dos lugares está tornando-se uma necessidade para todos -- é a chamada globalização, uma conseqüência da tecnologia. Locais onde os povos tiveram uma vez voltados apenas para suas próprias cidades e países são forçados agora a aceitar uma perspectiva mais global. Estão aprendendo que os recursos de terra não são ilimitados e que o impacto de seres humanos no ambiente está tendo conseqüências com alcances distantes, fatos que umas décadas atrás não eram imagináveis.
Ainda que uma melhor compreensão da Geografia esteja tornando mais e mais importante para todos nós em nossas vidas diárias, a maioria dos povos têm um conhecimento muito deficiente da Geografia. Muitos não podem encontrar sua própria cidade em um mapa ou identificar a capital do seu Estado. Poucos sabem sobre as culturas de outros países ou sobre a natureza delicada de nosso ambiente. Esta é uma situação lamentável porque o conhecimento geográfico é uma habilidade básica fundamental, tão importante quanto a leitura, a escrita, e a matemática.
Assim, está  se tornando cada vez mais importante que percebamos não somente que a Geografia exerce um papel fundamental em nossas vidas, mas que as perspectivas e as habilidades geográficas são necessárias se nós queremos compreender melhor o mundo ao nosso redor. Como o professor Robert Huke e Vincent Malstrom disseram: "para funcionar efetivamente, os cidadãos globais devem aprender onde os eventos estão ocorrendo, porque estão ocorrendo lá, e como irão causar impactos em nossas vidas. Estas considerações são a essência verdadeira da disciplina Geografia".
Postado em

0 comentários:

Postar um comentário