Direito
Currículo: Basicamente Estuda e aplica o código de leis, procurando cumprir as normas estabelecidas pela sociedade. O profissional deve ter em sua formação básica disciplinas como Filosofia, Sociologia, Economia, Lógica e Política.
O profissional: O advogado é o profissional que fala em nome de outra pessoa, ou seja, que defende ou acusa uma pessoa (ou uma instituição) dentro de seus direitos; analisa causas, acusações, delitos, infrações a qualquer tipo de lei. Propõe ações contra outras pessoas ou outras firmas; procura modificar sentenças (isto é, apelar), garantir direitos, impedir prejuízos ou danos morais e materiais.
A carreira: Permite especializações dentro das seguintes áreas: administrativa, civil, comercial, criminal, trabalhista ou tributária. Além disso, pode torna-se delegado de polícia, magistrado (juiz), promotor ou procurador público.
Mercado de Trabalho: É amplo, e atualmente dá ênfase ao direito internacional, devido às relações do Brasil com os países do Mercosul. É possível também fazer carreira em escritórios particulares de advocacia e no ministério público (onde se ingressa através de concurso público).
Enfermagem
Currículo: Treinamento de técnicas de auxílio aos pacientes e gestantes. A formação básica de Enfermagem abrange diferentes áreas: Biologia, Psicologia e Sociologia, além de Didática e Administração.
O profissional: É o braço direito do médico. Cuida para que as ordens do médico sejam cumpridas, oferecendo um suporte de apoio ao profissional de medicina. Nos hospitais, principalmente, mas também nos ambulatórios, nas clínicas e consultórios, e – por fim – nas residências, a enfermeira ou o enfermeiro se incubem de cuidar de doentes e gestantes, observando que o tratamento médico seja cumprido.
A carreira: Permite uma escolha para especialização: em enfermagem de saúde – pública, geral, médico-cirúrgica, obstetrícia ou pediátrica.
Mercado de Trabalho: Em hospitais públicos e particulares ou clínicas de saúde, postos de saúde, como autônomo e professor se optar por licenciatura.
0 comentários:
Postar um comentário