Hidrografia:
                      O Amapá possui uma bacia hidrográfica constituída de muitos rios que se destacam pela sua importância econômica. Os rios amapaenses na sua maioria desaguam no Oceano Atlântico.
                      Dentre ele podemos citar:
· Rio Araguari nasce na Serra Tumucumaque e deságua no Atlântico. Este rio possui 36 cachoeiras entre as quais merecem destaque:
· Cachoeira do Paredão onde fica a Hidrelétrica Coaracy Nunes a qual fornece energia elétrica para grande parte do estado.
· O rio Oiapoque que se destaca por servir de linha divisória entre o Brasil e Guiana Francesa. Suas cachoeiras mais importantes são: Goiabeiras, Mananá, Caimum, Tacuru, Gran Rocho, etc.
· Rio Pedreira tem importância histórica. Dele é que foram tiradas as pedras para construção da Fortaleza de São José de Macapá, forte que foi construído pelos escravos para defesa do Brasil contra os invasores estrangeiros.
                      · Rio Jari, afluente da margem esquerda do rio Amazonas separando o Amapá do estado do Pará, encontra-se as Cachoeiras de Santo Antonio, Cumarú, Inajá, Aurora, Maçaranduba, Guaribas, do Rebojo, do Desespero, etc
Vegetação:
O CERRADO apresenta grande intervenção antrópica por estarem localizados nesses ecossistemas os principais cultivos florestais homogêneos.
O CAMPO DE VÁRSEA é um ambiente largamente distribuído no Estado, de natureza aluvional e submetido a regimes flúvio-pluviais.
O CAMPO DE VÁRSEA é um ambiente largamente distribuído no Estado, de natureza aluvional e submetido a regimes flúvio-pluviais.
A FLORESTA DE VÁRSEA caracteriza toda a área de influência fluvial, representando o ambiente típico da bacia amazônica, inclusive em termos de ocupação econômica por populações ribeirinhas.
A FLORESTA DE TERRA FIRME é o ecossistema de maior representatividade, ocupando mais de 70% da superfície do Estado.É o ambiente com maior biodiversidade, abrigando grande valor madeireiro, oleaginoso, resinífero,aromatizante, frutífero e medicinal.
Clima:
Em todo o estado predomina o clima equatorial Super-Úmido, a máxima absoluta pode-se estimar em 36ºC e a mínima 20ºC. Normalmente a máxima absoluta é atingida no fim da tarde entre às 17:00 hs às 19:00 hs, já a mínima ocorre ao alvorecer entre 05:00 hs às 07:00hs. O regime pluviométrico diverge de localidade para localidade, isto devido a umidade do ar, a proximidade do mar e a floresta.
Durante o ano duas estações são definidas: o inverno e o verão, o inverno caracterizado pelas fortes descargas pluviais que vão desde fins de dezembro até agosto e o verão com predominância dos ventos alísios e vai de setembro a dezembro.
Relevo:
O relevo do Estado do Amapá é pouco acidentado, apresentando quatro unidades morfológicas que podem ser identificadas da seguintes forma:
- Planície litorânea ( terrenos baixos) e alagadiços;
- Planície aluviais nos baixos e médios cursos dos rios;
- Platô arenítico ( estreita faixa situada a oeste da planície litorânea);
- Planalto Cristalino ( na porção de estado) com grandes extensões de colinas e morros denominados por cristais montanhosos como: Serra do Tumucumaque ( 540), Serra Lombard, Serra Estrela, Serra da Agaminuara ou Uruaitu, Serra do Naucouru, Serra do Navio, Serra das Mungubas, Serra da Pancada, Serra do Iratapuru, Serra do Acapuzal, Serra Culari, Serra Aru, etc.
Os montes são número de quatro: Monte Catari, Monte Carupina, Tipas e Itu.
O PARQUE DO TUMUCUMAQUE:
          Criado através de decreto assinado por Fernando Henrique Cardoso em 09 de agosto de 2002;
          Área: cerca de 3,8 milhões de hectares, equivalente ao território da Bélgica;
          Localiza-se nas fronteiras do Brasil com a Guiana Francesa estendendo-se até a margem direita do rio Jarí, no Pará;
          Abriga altíssimo número de espécies, com grande número de endemismos, isto é, espécies que só existem ali e em nenhuma outra parte do mundo;
          A maior oposição à criação do parque vem de políticos ligados a mineração e dos prefeitos, preocupados com a imobilização de seu território( caso de Laranjal do Jarí que ficará com apenas 10% de suas terras fora de unidades de conservação), sem contar com a preocupação dos militares ligados à Defesa, por se tratar de uma área de fronteira
Postado em

0 comentários:

Postar um comentário