EDUCAÇÃO AMBIENTAL- DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL E MEIO AMBIENTE- CONFERENCIAS SOBRE O MEIO AMBIETE
INTRODUÇÃO:
1)      O meio ambiente é a interação do conjunto de elementos naturais, artificiais e culturais que propiciam o desenvolvimento equilibrado da vida em todas as suas formas;
2)      Ter mais ou menos dinheiro é, muitas vezes, confundido com pior ou melhor qualidade de vida (PIB e IDH);
3)      Valores aparentemente em conflito: desenvolvimento econômico e social e preservação da qualidade do meio ambiente e do equilíbrio ecológico;
4)      O problema da tutela jurídica do meio ambiente manifesta-se a partir do momento em que sua degradação passa a ameaçar não só o bem-estar, mas a qualidade de vida humana, se não a própria sobrevivência;
5)      O patrimônio artificial alterou perigosamente o patrimônio natural, gerando distorções que somente políticas ambientais acertadas e integradas podem corrigir.

CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA:
PRINCIPAIS EVENTOS:
a) Séc. XVIII – destruição mais florestas do que todo período anterior;
b) Séc. XIX – surgem os primeiros movimentos ambientalistas; crescimento exponencial; consenso quanto a finitude dos recursos naturais e necessidade da imposição de limites;

CONFERÊNCIAS:
1972: 1ª Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Humano – Estocolmo – Suécia
1983: Criação da Comissão Mundial Independente sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento
1987: Relatório “Nosso Futuro Comum” → apresentava o conceito de desenvolvimento sustentável como a única solução para o futuro do planeta
1992: Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (ECO 92)
1997: Tratado de Kioto, Japão
2002: Conferência Mundial sobre desenvolvimento sustentável de Johannesburgo – Rio mais 10.

ALGUMAS CONSIDERAÇÕES SOBRE A SITUAÇÃO AMBIENTAL DO PLANETA
          Poderá ocorrer um aquecimento médio de 2º ou até 3% no século 21,
TENDO COMO RESULTADOS:
*      Elevação do nível do mar (15 a 95 cm)
*      Metade das geleiras poderá desaparecer
*      Aumento das inundações
*      Aumento do número de pessoas atingidas por enchentes
*      Maior incidência de doenças transmitidas por insetos
*      Conflitos internacionais pelo acesso à água
*      Desertificação
*      Aumento da pobreza – Falta de alimentos
*      Perda de Biodiversidade
Temperatura média aumentou de 0,3º a 0,6º nos últimos 100 ano.

*      40% da população mundial já sofre com a escassez de água
*      A população mundial continuará crescendo até o ano 2110, segundo estudos da ONU, enquanto as reservas de água continuarão estáveis
*      O consumo de água no planeta cresceu de 409 km³, em 1900 para 2.900 km³ em 2000 (sete vezes mais)
*      O Brasil possui a segunda maior reserva de água doce do planeta, mas a distribuição é desigual no território
*      Água doce no mundo corresponde a 3% do total de água, sendo apenas 1% acessível na superfície
*      Nos lagos: 52%            Retenção no solo: 38%
*      Na atmosfera: 8%        Nos organismos vivos: 1%
Nos rios: 1%

Ø       Conceito de Eco-eficiência - 1992
¨       Reduzir a intensidade do uso de materiais
¨       Reduzir a intensidade do uso de energia
¨       Reduzir a dispersão de substâncias tóxicas
¨       Melhorar a reciclacibilidade dos materiais
¨       Maximizar o uso sustentado de recursos renováveis
¨       Estender a durabilidade dos produtos – Ciclo de Vida
Ø       Programas de Gestão Ambiental com Normas Internacionais
Ø       Sistema ISO de Certificação Ambiental (Internacional Organization for Standardization)
Ø       Normas ISO Série 14.000 - 1996
Ø       No Brasil as normas são controladas pela ABNT, mantendo-se os mesmos padrões internacionais

AGENDA 21
                `”É um documento consensual para o qual contribuíram governos e instituições da sociedade civil de 179 países, num processo preparatório que culminou com a realização da Conferência da Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), em 1992, no Rio de Janeiro. A Agenda 21 traduz em ações o conceito de desenvolvimento Sustentável”                                     (Comissão Pró-Agenda 21 Local do Rio de Janeiro)
Dimensões:
           Global - Aprovada pela maioria dos países
           Nacional - Pronta
           Estadual – ?
           Municipal - ?
Desenvolvimento Sustentável
“É aquele que atende às necessidades do presente sem comprometer a possibilidade das gerações futuras de atenderem às suas próprias necessidades”. (Relatório Brundtland)
Nossa missão: “romper o círculo vicioso da produção, que destrói o meio ambiente e exclui uma grande parte da sociedade dos benefícios, prejudicando ainda as gerações futuras, e promover um círculo virtuoso, em que a produção se faz observando critérios de conservação ambiental duradouros e melhora progressiva nos padrões de repartição dos benefícios”.

ECOLOGIA E DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL

* A interação entre homem e natureza consiste numa relação contínua e dependente;
* Meio ambiente ecologicamente equilibrado não é sinônimo de inalterado;
* Necessidade de inserção custo ambiental na cadeia produtiva;
* Pilares do Desenvolvimento Sustentável:
a) equidade social;
b) prudência ecológica;
c) eficiência econômica.

GESTÃO DO PATRIMÔNIO AMBIENTAL
A gestão ecológica “implica uma política de meio ambiente segundo a qual um país determina, organiza e põe em prática diversas ações que visam à preservação e ao melhoramento da vida natural e humana.”
Meio ambiente + desenvolvimento econômico + social
          Envolve questões tais como:
è         Crescimento Populacional
è         Crise Urbana
è         Pobreza
è         Níveis de Consumo de recursos
è         Disponibilidade de Água
è          Suprimento de produtos às populações

O  PROTOCOLO DE KIOTO- REDUÇÃO EM 5,2% DA EMISSÃO DE CO²
Quase dez anos após a assinatura no Japão do Protocolo de Kioto - tratado internacional que prevê a redução das emissões de gases de efeito estufa - o documento entrou em vigor no dia 16/02/2005 sem a participação dos Estados Unidos, China e da Austrália.
A partir desta data, os países signatários devem desenvolver projetos para diminuir a taxa de emissão poluidora aos níveis de 1990, ou seja, 5,2% abaixo dos níveis emitidos na época.
As nações terão até  2012  para que a meta seja atingida.
O Protocolo de Kioto representa o primeiro passo concreto no sentido de evitar o super aquecimento da TERRA  e reduzir as previsões trágicas oriundas da intensificação das mudanças climáticas.


CONSIDERAÇÕES FINAIS
1) ECONOMIA ECOLÓGICA - visão holística de mundo que busca conciliar desenvolvimento econômico e preservação ambiental;
2) MEIO AMBIENTE - direito fundamental difuso (auto-aplicável, imprescritível, inalienável e de caráter absoluto;
3) COMPLEXIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO  - mudanças profundas;
4) Problema maior não é a falta de legislação, mas sim de efetividade desta;
5) Legislação ambiental visa preservar todas as formas de vida, especialmente a humana, tanto das gerações presentes quanto futuras;
6) Estado Democrático de Direito - instituição com maior alcance e valor, com função de realizar a justiça social, garantir direitos fundamentais e a igualdade;
7) PLANO DIRETOR PARTICIPATIVO – possibilidade de exercício pleno da cidadania.
8) Estatuto da Cidade acentua gestão compartilhada e transdiciplinar, visando o desenvolvimento não só quantitativo mas qualitativo;
9) Consagra a prática de planejamento na Administração Pública.


A exploração da biosfera pelo homem ameaça hoje a sua própria existência.
Ao longo das últimas décadas, as pressões sobre o ambiente global tornaram-se auto-evidentes, nós temos que aprender a cuidar das necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras de em qualquer parte satisfazerem as suas próprias necessidades.

A consciência está aí. O que falta é uma estratégia compreensível para construir um futuro sustentável eqüitativo para todos os seres humanos, como foi sublinhado pela Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Ambiental, em 1992. Essa estratégia requer um novo enquadramento mental e novo conjunto de valores.

A educação é essencial à promoção de tais valores e para aumentar as capacidades das pessoas de enfrentar as questões ambientais e de desenvolvimento.
A educação em todos os níveis, especialmente a educação universitária para a formação de decisores, professores e multiplicadores, deve ser orientada para o desenvolvimento sustentável e para forjar jovens com atitudes, padrões de capacidade e comportamentos ambientalmente conscientes, com  responsabilidade ética.
 A educação tem que se tornar educação ambiental no sentido mais lato do termo.
Postado em

0 comentários:

Postar um comentário