O relevo da Terra é influenciado pela ação de vários agentes que são responsáveis pela sua formação, desgaste e modelagem. Alguns agentes são internos, e outros externos. Os principais são:
Agentes internos: vulcanismo, tectonismo, abalos sísmicos.
Agentes externos: intemperismos, erosões e ações dos seres vivos
Agentes internos:
O vulcanismo ocorre em formações geológicas diversas, mas quase sempre em regiões de contato entreas placas rígidas que compõem a litosfera.
Por vulcanismo entendem-se os vários processos e fenômenos associados ao derrame superficial de rocha fundida – lava – ou de água quente e vapor.
Por vulcanismo entendem-se os vários processos e fenômenos associados ao derrame superficial de rocha fundida – lava – ou de água quente e vapor.
Tectonismo é o movimento das placas tectônicas que submete as rochas da litosfera a esforços de compressão ou de tracionamento, fazendo com que se deformem ou mesmo com que se rompam. Os maiores terremotos acontecem onde as forças de compressão atuam com mais intensidade: as zonas de subducção. Nelas, as bordas das placas se chocam e uma placa mergulha sob a outra, arrastando-se contra ela. O terremoto de 26 de dezembro de 2004 ocorreu numa zona de subducção.
Agentes externos:
Intemperismo é o processo pelo qual as rochas da superfície terrestre são alteradas ou levadas a se desintegrar pela ação do vento, da água, do clima, ou ainda, por reações químicas ou biológicas. Pode-se dividir o intemperismo em três formas:Intemperismo mecânico ou físico , químico e biológico.
Erosão é o desgaste do solo através do transporte de material ou substâncias fragmentadas de um local para outro.
0 comentários:
Postar um comentário